Apartamento Cosmos

O novo capítulo de um apartamento familiar.

O antigo apartamento de aproximadamente 72m2, localizado em um clássico do modernismo curitibano - o Residencial Cosmos - foi a casa de duas irmãs durante os primeiros anos da vida adulta. Um apartamento que abrigou o período de estudos, de festas com amigos e também de isolamento. Porém, a vida é feita da fases, e com a chegada de novos caminhos, era o momento de dar uma nova cara ao apartamento.

O novo momento do apartamento foi desenhado sobre duas demandas principais: a ampliação do espaço social da casa através da demolição de um dos quartos e a remodelação completa da cozinha.

Ampliar a sala foi a parte fácil. Precisamos apenas descobrir onde estavam os pilares antes da demolição. A posição constatada não foi ideal, mas nada preocupante. Apesar dos ambientes não estarem totalmente integrados na nova organização, a simples demolição das paredes inundou a sala de luz natural proveniente das grandes janelas, alterando totalmente a percepção do espaço.

A reforma da cozinha, porém, foi mais complicada. O desejo da cliente de ter a pia junto a janela só seria possível com o deslocamento da lavanderia para outro espaço. Sendo assim, propusemos algo um pouco diferente, mas muito comum no exterior. Propusemos a montagem da lavanderia em torre, junto ao banheiro da suíte - o que, por sua vez, resultou na transformação do banheiro social em um lavabo. Uma operação inusitada, mas de simples execução e que possibilitou a cozinha dos sonhos.

Além disso, aproveitamos o momento e reformamos também aquilo que não é visto: toda a parte hidráulica e elétrica da casa foi atualizada para os padrões construtivos atuais. Garantindo assim, a longevidade de todo o investimento realizado.

No mais, a proposta foi baseada em intervenções simples e de bom custo-benefício, aliando o novo desenho da marcenaria a soluções de pintura - em dois tons: terracota e verde - e também, no rebaixamento do forro junto ao hall do apartamento. Criando assim, setorizações, contrastes e atmosferas diferentes pelo apartamento. Porém, o destaque talvez seja o banco-floreira que desenhamos junto as janelas. Um novo espaço para o cultivo de plantas, conversas informais, leituras e até estudo.

Nem sempre é necessário comprar um imóvel novo, para ter um apartamento novo. Vamos reformar?

Localização: Alto da XV, Curitiba/PR
Área: 85 m2
Ano: 2024


Fotografia: Eduardo Macarios

* projeto coordenado no Solo Arquitetos

Co-autores:
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Thiago Augustus Pregnolatto Alves

Fornecedores:
Abuela - Atelier de Plantas
ABL Engenharia
Adornie Home Decor
Duo Light & Design
Estudio Latino de Design
Esquadrias Santos
Haus In Mob
Hidroforma
Kinta Acabamentos
Michelangelo Mármores do Brasil
MCL - Móveis Campo Largo
Oficina Uzzo Marcenaria
RLass

Próximo
Próximo

Decorado - Weefor Mova